Os caminhos da floresta

em Ed 19, Mês Literário

Palco de muitos contos infantis, a floresta traz um toque de magia e mistério, que permeia o imaginário infantil. Esse foi o tema central dos trabalhos feitos no Mês Literário e apresentados na Mostra Literária.

“A floresta é um espaço mágico. É o lugar onde tudo pode acontecer. Onde as fadas e as bruxas aparecem e desaparecem, onde um herói tem de combater os inimigos para alcançar seus obstáculos, onde os príncipes encontram suas princesas. É por isso que tantos personagens dos contos de fadas passeiam por lá…” Com o tema “Contos que brotam nas florestas”, o Mês Literário da Mondrian aconteceu em abril e os trabalhos e atividades desenvolvidos foram apresentados na Mostra Literária, no dia 4 de maio, que teve também jogos, brincadeiras e contação de histórias.

Durante o Mês Literário, mais uma vez, a integração com os pais proporcionou momentos agradáveis e de muita interação, através da contação de histórias para o grupo. Na semana do dia 8 a 12 de abril, as turmas do G2 ao G5 fizeram apresentações no sarau da Mondrian.

De 22 a 26 de abril, os pequenos participaram do Encontro com o Autor, com a atriz, escritora e contadora de histórias Kelly Orasi, autora do livro A história que atravessou o oceano. Eles também participaram do lançamento do livro Um conto da floresta, escrito pelas diretoras Alessandra e Patricia e ilustrado pela ex-aluna Beatriz Vieira de Araujo, de 8 anos de idade. Além disso, os grupos do G3, G4 e G5 apresentaram serenatas para os demais alunos.

Mãe da Yasmin de Oliveira Guidolin, do G2-B, Camila estava viajando no dia da mostra, mas gostou muito de fazer as atividades com a filha em casa. “Ela trouxe o livro A árvore generosa e adorei fazermos uma leitura antes de dormir. Também fizemos uma maquete da árvore num fim de semana, todos juntos em família… Foi muito gostoso”, conta. O pai Renê Cunha de Oliveira foi com Yasmin no dia da mostra. “Adoro essa interação escola/família. Foi lindo ver a alegria da nossa filha nos apresentando seus trabalhos”, revela.

Denise Zakabi, mãe da Nise, do G2-B, ficou fascinada ao ver que a filha, ainda tão pequena, passou a folhear os livros como se estivesse lendo. “A minha mãe ficou encantada ao ver uma roda de histórias na Mondrian, com os bebês tão novos prestando atenção na educadora contando a história”, afirma.

Para Rachel, mãe da Gabriela Carvalho Villela, do G4, a apresentação da peça teatral na mostra é uma oportunidade de ver como os professores trabalham com os alunos no coletivo, respeitando as características e individualidade de cada um. “Achei interessante ver como os diversos contos foram explorados em atividades artísticas e jogos que estimulam a criatividade”, diz.

Mãe da Bianca Fernandes, do G5, Denise contou a história da Moana para a sala da filha. “Neste dia, saí da escola energizada. As crianças gostam de participar e é notável a empolgação e a felicidade deles em nos receber. A Bibi foi quem escolheu a história e estava toda orgulhosa e radiante”, diz. Para ela, foi surpreendente  e gratificante ver os resultados gerados das atividades desenvolvidas pelas crianças no dia da mostra.

Postagens Recentes