Quem foi Piet Mondrian?


Pieter Cornelis Mondrian, geralmente conhecido por Piet Mondrian, foi um pintor cujas obras se caracterizam por figuras geométricas e cores primárias.
Nasceu em 1872, em Amersfoort, Holanda. Seu trabalho começou com influência da escola impressionista, porém seu contato com o período simbolista foi de grande importância para sua abstração, fazendo com que seus traços fossem evoluindo (ou reduzindo, no melhor dos sentidos) até chegar a uma geometria concomitantemente assimétrica e equilibrada. A busca pela geometrização com essência matemática fez com que pintasse cada vez mais quadrados e retângulos em cores primárias, branco, preto e cinza. Linhas verticais: vitalidade; linhas horizontais: tranquilidade; e o encontro das linhas se transformou no ponto de evocação do dinamismo.
Sua obra, muitas vezes copiada, continua a inspirar a arte, o design, a moda e a publicidade que a apropriam como design. Aqui na escola, acreditamos que os traços de Piet Mondrian nos inspiram a pensar na matemática, geometria, espaço e organização de uma forma mais simples, leve e lúdica.
Conheça mais em: Wikipedia e Holland.com

 

Desenvolvido por Guaraná Digital