Metodologia
A escola surgiu em 1996 e a princípio seguiu metodologias tradicionais, com apostilas prontas e conteúdo pré-determinado.
Ao longo dos anos aprofundou-se no desenvolvimento infantil e passou a adotar METODOLOGIAS ATIVAS, que são estratégias para que a criança construa seu conhecimento.
Essas estratégias potencializam a aprendizagem e a criança protagoniza o processo. Ela pratica atividades para construir conhecimentos. Promovem o desenvolvimento do pensamento crítico, da resolução de problemas, da comunicação, do autoconhecimento e autocuidado, da autonomia, do repertório cultural, da responsabilidade e da participação trabalho em equipe e a comunicação.
A criança aprende fazendo, interagindo, relacionando-se com as outras, com os objetos e com os ambientes. Aqui na escola esses ambientes são a sala referência, o quintal, a quadra e a biblioteca e o espaço da culinária
Ela aprende também através dos sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar. Por isso temos os ateliês, espaços que promovem a estimulação desses sentidos através da diversidade de materiais. São eles: Ateliê da água, Ateliê de artes , Ateliê da construção Ateliê do drama, Ateliê da luz e Ateliê da areia e dinossauros.
Elas também aprendem através de brincadeiras e desafios em contextos diferenciados e providos de significado.
Com isso elas são incentivadas para o desenvolvimento de múltiplas linguagens: oral, escrita, visual, artística e corporal, entre outras .
O educador é o mediador, aquele que tem escuta atenta, que propõe ações desafiadoras que levam a criança a pensar e criar suas próprias estratégias para solucionar contextos.
Cada projeto e atividade são criteriosamente planejados, com a intencionalidade de promover a investigação e a pesquisa.