Metodologia

A escola surgiu em 1996 e a princípio seguiu metodologias tradicionais, com apostilas prontas e conteúdo pré-determinado.

Ao longo dos anos aprofundou-se no desenvolvimento infantil e passou a adotar METODOLOGIAS ATIVAS, que são estratégias para que a criança construa seu conhecimento.

Essas estratégias potencializam a aprendizagem e  a criança protagoniza o processo. Ela pratica atividades para construir conhecimentos. Promovem o desenvolvimento do pensamento crítico, da  resolução de problemas, da comunicação, do autoconhecimento e autocuidado, da autonomia, do repertório cultural, da responsabilidade e da participação trabalho em equipe e a comunicação.

A criança aprende fazendo, interagindo,  relacionando-se com as outras, com os objetos e com os ambientes. Aqui na escola esses ambientes são a sala referência, o quintal, a quadra e a biblioteca e o espaço da culinária

Ela aprende também através dos sentidos:  tato, olfato, visão, audição e paladar. Por isso temos os ateliês,   espaços que promovem a estimulação desses sentidos através da diversidade de materiais. São eles: Ateliê da água, Ateliê de artes , Ateliê da construção Ateliê do drama, Ateliê da luz  e Ateliê da areia e dinossauros.

Elas também aprendem através de brincadeiras e desafios em contextos diferenciados e providos de significado.

Com isso  elas são incentivadas para o desenvolvimento de múltiplas linguagens: oral, escrita, visual, artística e corporal, entre outras .

O educador é o mediador, aquele que tem escuta atenta, que propõe ações desafiadoras  que levam a criança a pensar e criar suas próprias estratégias para solucionar contextos.

Cada projeto e atividade são criteriosamente planejados, com a intencionalidade de promover a investigação e a pesquisa.

Encontre no site