Geração digital

 em Ed 19, Pequeno Cidadão

Uso exagerado de tecnologias pode ser prejudicial, mas com moderação e supervisão, contribui no desenvolvimento dos pequenos.

Hoje em dia é quase impossível ter uma infância livre da influência dos equipamentos eletrônicos. Então, para os pais, encontrar um ponto de equilíbrio com relação ao uso é um grande desafio.

Déficit de atenção, impulsividade e dificuldade de aprendizagem estão entre os malefícios relacionados ao uso excessivo de celulares, internet, iPad e televisão. Outros problemas comuns são o sedentarismo e a obesidade, já que a criança deixa de praticar atividades físicas.

Mas isso não significa que os pais devam eliminar ou proibir o acesso aos equipamentos eletrônicos da vida dos filhos. Quando usada com moderação e sob supervisão, a tecnologia pode até contribuir para o desenvolvimento dos pequenos.

Os jogos de videogame ou on-line, por exemplo, ajudam a desenvolver a coordenação, a agilidade e o raciocínio lógico. Para ultrapassar os obstáculos, a criança deve prestar atenção nos detalhes e ser rápida na tomada de decisão. Os jogos também ajudam a criança a lidar com frustações e não desistir na primeira tentativa.

A internet permite que os pequenos tenham  acesso a outras realidades e culturas através de pesquisas, visitas a museus e bibliotecas.

Para saber se a criança está ficando muito tempo em frente às telas, é importante observar se está ocorrendo um processo de isolamento. Se for esse o caso, os pais devem estabelecer limites.

Limites

Segundo a Academia Americana de Pediatria, o ideal é que o tempo de exposição às telas não ultrapasse duas horas diárias, período que deve ser fracionado ao longo do dia.

A principal recomendação é criar regras. Estipule horários para que a criança fique em frente do computador ou da TV. Para não prejudicar o sono, evite telas uma hora antes de deitar e não permita que seu filho leve iPads ou celular para a cama. Também não esqueça de dar o exemplo. De nada adianta proibir ou limitar o uso de tecnologias e ficar horas ligado no celular.

Segurança

Uma questão que os pais devem ficar atentos é a segurança dos pequenos, principalmente ao usar equipamentos que permitem o acesso à internet.

Cyberbullying – mensagens com imagens e comentários depreciativos que se alastram rapidamente – pode trazer problemas para os maiores.  A influência de youtubers, induzindo o consumo de produtos, apresentando músicas ou comportamentos que muitas vezes são reprováveis pelos pais, é uma preocupação que devemos ter com os menores. Segundo o Instituto Alana, o acesso à smartphone, tablet e computador deve ser supervisionado sempre pelos adultos.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário