Uma escola em constante construção

em Ed 19, Matéria de capa

Trabalhando a criatividade e a autonomia das crianças, a Mondrian se destaca como escola da educação infantil da zona oeste de são Paulo.

Os primeiros anos de vida – a chamada primeira infância, que vai do nascimento até completar 6 anos – são essenciais para o desenvolvimento e a formação do indivíduo. Nessa fase, as experiências, as descobertas e o afeto são levados para o resto da vida. Ou seja, quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento da criança, maiores serão as chances de alcançar seu pleno potencial ao longo da vida.

Nessa primeira etapa da vida escolar, a escola  Mondrian oferece um ambiente estimulante e criativo para que a criança vivencie diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) observando e explorando o ambiente, o que lhe permite desenvolver confiança em suas capacidades e ampliar seu conhecimento.

Como uma grande casa da vovó, com um amplo quintal, árvores frutíferas, quadra, salas de leitura e vídeo, cozinha e duas salas de refeições, a Mondrian ocupa um imóvel de quase mil metros quadrados na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. São 120 alunos – 75 em período integral.

Ao longo de seus 23 anos, a Mondrian se consolidou como referência em ensino socioconstrutivista na zona oeste de São Paulo. A linha pedagógica da escola prega o conhecimento pela via de interação social e da convivência em grupo.

Para as diretoras Alessandra Romani Vieira e Patricia Aguiar Lopes, o contato com a arte ajuda a desenvolver a percepção, a observação, o raciocínio e o pensamento crítico. Com o objetivo de aguçar a sensibilidade dos pequenos, a Mondrian promove todos os anos a Mostra Literária, quando as turmas fazem diferentes trabalhos, como apresentações de peças e serenatas, ligados a contos e personagens infantis. Essas atividades despertam a consciência corporal e a coordenação motora, fazem crescer a autoestima, estimulam o trabalho em grupo, além de permitirem que as crianças brinquem com o mundo da fantasia.

A metodologia da Mondrian privilegia o aprendizado através da brincadeira, do jogo, pois conceitos como dividir, ganhar, perder, esperar sua vez e ajudar o outro são assimilados de forma mais prática e rápida quando a criança brinca.

Novos espaços foram criados e reformulados para que as crianças explorem, descubram e desenvolvam diferentes tipos de atividades de forma autônoma (veja matéria na página 16). A participação dos alunos tem sido, cada vez mais, estimulada pela Mondrian. Um exemplo é a criação do Conselho das Crianças, em 2017, que dá voz aos desejos das crianças e estimula a exposição de ideias.

Participação dos pais

A Mondrian estimula a participação dos pais na vida escolar dos filhos, através de eventos e de atividades para serem feitas em casa. Essa integração transmite confiança, segurança e faz com que a criança se sinta valorizada.

Quinzenalmente (mensalmente para o G2-A), os alunos levam para casa o caderno onde são feitas as atividades da escola e fazem um trabalho com a família. Essa é uma oportunidade valiosa para que os pais acompanhem o desenvolvimento do filho na escola, além de proporcionar à criança o prazer de apresentar o trabalho desenvolvido em classe.

A particpação no baile de Carnaval é sempre uma diversão garantida. Na Mostra Literária, os pais são convidados a contar uma história na sala do filho e também ajudam na confecção de itens para a exposição, assim como das bandeirinhas usadas na festa junina.

A Mondrian também vai melhorar o sistema de comunicação com os pais e a interação no site da escola. A área de fotos dos eventos ficará mais atrativa, mais rápida e com imagens com mais qualidade.

As matrículas continuam sendo feitas pelo site, mas o acesso será reformulado para melhorar a experiência do usuário. O agendamento das reuniões com os pais, que é feito pelo site, também será otimizado.

Postagens Recentes